quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dom Eugenio Sales

   O que diferenciou Eugenio Sales dos demais homens públicos do Brasil é que ele se destacou também fora de sua importante vida eclesiástica. Geralmente as pessoas célebres ou comuns se esmeram, perseveram e colhem os louros por aprimorar e atingir o nível de excelência naquilo que ele se propôs a fazer no início de sua carreira.
   Mas Eugenio Sales foi muito mais além do que se espera de um cidadão comprometido com o interesse público, voltado para a questão social, sem as incongruências que costumam marcar a trajetória de quem sempre se desvirtua no meio do caminho, pela influência nefasta do meio em que vive, o que acaba por manchar todo um projeto que poderia construir uma bela história.
  Se Eugenio Sales não mudou o quadro da realidade social do Brasil, pelo menos ele não fugiu da responsabilidade social, pertinente tanto ao cidadão comum como do agente público de reverter a realidade brasileira de um quadro de desigualdades, miséria e exclusão social das classes menos favorecidas, mesmo num momento difícil, em que a sociedade brasileira sofria os revezes de um estado de exceção.
    Nesses tempos de eleições, os feitos de Eugenio Sales poderiam, facilmente, espelhar, não só quem estreia na vida pública como fazer as velhas raposas da política brasileira a repensar esse velho conceito de vida pública cheia de vícios e desesperança.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário