domingo, 7 de outubro de 2012

Carta aberta ao novo prefeito

          Excelentíssimo senhor prefeito da cidade do Rio de Janeiro,


     Muito antes desse resultado que definiu os rumos para a nossa cidade e o destino da população carioca já havia uma expectativa muito grande a respeito das mudanças que precisam ser feitas para a cidade do Rio de Janeiro se tornar, não somente atraente aos olhos dos forasteiros, da mídia internacional e da imaginação de quem acha que estamos no eldorado.
      Vivemos há muito tempo acreditando que os nossos problemas são iguais a qualquer outra grande metrópole do mundo. A diferença é que durante todo esse tempo o esforço que foi feito para reverter o quadro de desordem urbana, por culpa do poder público, e incerteza por parte da população, não correspondeu à expectativa do crescimento galopante que desenhou o mapa da cidade maravilhosa, desde quando Estácio de Sá fincou terreno por aqui.
       Eu continuo acreditando que Vossa Excelência tem boas intenções, assim como os outros mandatários da nossa cidade tiveram, mas que frustaram um universo considerável de pessoas que sabiam o que estavam fazendo quando depositaram toda a confiança e o seu voto neles. Mas diante dessa experiência de decepções anteriores, eu fico achando que vai haver alguma dificuldade em função dos interesses que sempre cercam  a busca pelo poder e o mesmo poder, depois estabelecido e confirmado.
      Mesmo com a mesma margem de voto expressiva que o credenciou a esse cargo importante, não se pode ignorar a outra parcela que apostou numa outra corrente política que também poderia desenvolver um bom trabalho à frente da prefeitura. Uma gama de gente que sempre teve um olhar diferente para o Rio. Uma visão bem além do conformismo que toma conta de uma maioria que não enxerga a cidade como um todo. Uma maioria que está feliz porque sua rua ficou mais ou menos bonitinha e pronto.
       Na verdade, senhor prefeito, pode ser que esse outro contingente que não optou pela sua reeleição esteja pensando numa integração maior entre os diversos segmentos sociais, as regiões e os serviços públicos oferecidos pela municipalidade.
      Dentro desse seu novo mandato, sr Eduardo Paes, vão acontecer uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas, e eu sei perfeitamente que a cidade do Rio precisa estar preparada para organizar esses eventos, para confirmar a sua capacidade de bom gestor, pelo menos segundo a opinião da maioria da massa votante da cidade do Rio de Janeiro.
        Mais do que qualquer legado que esses eventos possam deixar para a população, o importante é que sua nova gestão traga benefícios concretos, de modo que o Rio de Janeiro seja viável, única e exclusivamente, para as pessoas que aqui vivem e trabalham, aquelas que efetivamente contribuem para que ela seja uma cidade maravilhosa.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário