sábado, 10 de novembro de 2012

A Batalha de Barack Obama

     Um certo jovem negro, Jesse Owen, após o tiro de largada, cortou o vento nos ares de Berlim, assombrando o mundo e esculhambando o grande líder miserável.
       Foi a esse cenário e perspectiva que me reportei quando Barack Obama bateu Mitt Romney e sua insistente retórica de reformar o imprestável e perpetuar o lastimável.
       Se a analogia não é adequada para ilustrar o triunfo de Barack Obama, pelo menos serve para trazer à luz da nova era a urgência de um novo paradigma, sem o distanciamento que marcou o egocentrismo como forma de poder.
       Na verdade, nunca uma eleição americana reproduziu tanto a Guerra de Secessão, quanto essa que teve confrontação de grupos sociais e econômicos diferentes e distantes, dentro de um mesmo ambiente de crise e expectativa de futuro. Se as baixas daquele conflito teve sangue manchando a história, agora, os excluídos e forasteiros ajudam a reconstruí-la, mesmo nesse espaço de tempo em que tudo parecia próspero e eternamente hegemônico.
     Nem um pouco diferente do que acontece em outros quadrantes do planeta, a construção da supremacia dos Estados Unidos perante o mundo dispersou a exclusão que existe até hoje, apenas compensada e confortada pela satisfação de se viver na maior nação do planeta.
     Enquanto o republicano tinha o corporativismo como pano de fundo de sua plataforma, o democrata pregava a unicidade para construir um outro modelo de sobrevivência, porque já não funciona mais essa prerrogativa de prevalência de um grupo sobre o outro, o que de repente a ala conservadora acredita que Obama quer reverter.
     O presidente Barack Obama não é diferente de ninguém, quando lembramos das limitações que qualquer homem público tem para conduzir uma nação, um estado ou cidade, seja pela sua competência administrativa, num cenário de responsabilidade e transparência; ou pelos obstáculos  que surgem, pertinentes ao jogo político cheio de vícios e procedimentos que passam ao largo do interesse público.
      Para quem reformou o sistema de saúde e deu fim à Guerra do Iraque, Barack Obama cresceu no conceito da opinião pública.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário