domingo, 5 de maio de 2013

Campeão pela força do conjunto

    Esse time do Botafogo, campeão incontestável, não primou apenas pela regularidade no campeonato. A força do conjunto que Oswaldo de Oliveira conseguiu aprimorar e fortalecer ao longo da disputa fez a diferença. Já foi o tempo em que uma equipe sem a confiança, principalmente da torcida, dependia de um jogador de renome para garantir, pelo menos, fazer um bom papel durante a disputa, figurar entre os primeiros e, quem sabe, transformá-lo no salvador da pátria, aquele que decide tudo, tipo aquele que bate o escanteio e corre para cabecear. 
   Pois, foi justamente isso que muita gente acreditou quando a diretoria alvinegra contratou o holandês Seedorf. Mas isso logo se dissipou, porque tanto os dirigentes e comissão técnica adotaram a postura correta de um clube que se pretende campeão. Fazer com que um grande craque some a sua experiência ao grupo, sem o estrelismo desenfreado, que em tempos passados marcava a chegada de um grande jogador a uma equipe.
   Se nesse campeonato estadual  Seedorf marcou alguns gols importantes e decisivos, logo nas entrevistas, ao final do jogo, ele mesmo tratou de atribuir sua sorte à força do conjunto, mesmo porque, a equipe conseguiu algumas vitórias, mesmo com a ausência dele. E nas vezes em que o time perdeu com ele em campo, a torcida em nenhum momento hostilizou o jogador, entendendo a galera que todo o grupo jogou mal.
   Um detalhe importante que reforça a evolução desse time campeão é que praticamente todos os titulares do time marcaram gols. Na vitória de 5x0 sobre o Resende, por exemplo, cinco jogadores diferentes construíram o placar. Isso mostra a importância de todos os jogadores para o elenco, tanto que a equipe terminou a competição como o melhor ataque e a melhor defesa.
   Não se pode dizer que o time do Botafogo, hoje campeão, vai lograr êxito em outras competições de disputas mais acirradas, mas pelo conjunto que tem, de entrega do grupo, pode perfeitamente fazer outras boas campanhas, nas disputas que o time terá pela frente, ainda este ano. Se o técnico Oswaldo de Oliveira conseguir dar continuidade a esse trabalho vitorioso, o Glorioso pode sim, se destacar nas outras competições.
    De qualquer forma, o futebol que o Botafogo apresentou, embora ainda não seja o ideal, pelo menos segue uma tendência que se verifica em outros certames: a prevalência do conjunto. Isso ficou bem nítido na Liga dos Campeões da Europa, em que os dois times badalados da Espanha, cheios de craques consagrados, sucumbiram à força do conjunto de seus adversários.
    É claro que o Botafogo está longe de se igualar aos grandes times do Brasil e do exterior, mas dá mostras de que pode evoluir mais se houver um bom trabalho fora de campo também, através da diretoria e comissão técnica, que conseguiram dar forma a um time campeão, mesmo num campeonato deficitário e deficiente como tem se mostrado essa disputa aqui no Rio ao longo já de várias edições.
    Mas o Botafogo venceu seus adversários e as adversidades do Cariocão. Por isso, é o legítimo campeão. 
    
   
     

Um comentário: