domingo, 30 de junho de 2013

A evolução de Felipão

   Vou render, sim, homenagens ao Felipão, porque essa honraria é muito importante num momento como esse de triunfo. Não se pode negar que ele trabalhou arduamente para que a seleção chegasse ao ponto em que chegou.
    A postura do técnico ao longo da competição não é algo que precise ser lembrado apenas no dia da conquista. É preciso reconhecer que houve realmente uma evolução da seleção brasileira sob o seu comando, principalmente nessa partida contra a Espanha, em que a equipe brasileira simplesmente atingiu o mesmo nível do adversário e aproveitou para jogar um pouquinho mais.
   Depois do jogo ele frisou justamente esse aspecto, lembrando que o time jogou em conjunto, o que acaba com aquela preocupação que muitos tinham de que a seleção jogaria em função de um salvador da pátria. Sem tirar, é claro o mérito de Fred, pelo seu faro de gol já reconhecido, e de Neymar, cuja categoria ninguém duvidava que ele tivesse.
   Pela experiência de Luiz Felipe Scolari, só seria difícil para os críticos como eu, que identificava nas partidas anteriores vestígios de timidez na evolução tática da seleção, enquanto as outras seleções atingiam níveis de excelência fora do comum, como a própria Espanha e as outras equipes que disputaram a Copa das Confederações.
   Só o fato de ter jogado com parte do elenco com pouca bagagem já dá à Felipão o rótulo de treinador competente, no momento em que a seleção teve de enfrentar equipes de peso para mostrar o seu valor com a competição em andamento, em que qualquer passo em falso poderia ser fatal.
   Para o bem do futebol, Felipão conseguiu dar uma nova cara à seleção brasileira, embora ainda falte alguns ajustes que podem ser feitos até a Copa do Mundo.
   A seleção brasileira não poderia ficar por mais tempo assim tão desacreditada no cenário mundial. Nada como uma conquista dessa magnitude para recolocar o Brasil no seleto grupo dos melhores do mundo.
   Nesses tempos de protestos pelo Brasil, eu acho até que Felipão entendeu direitinho o recado.
   
    
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário