domingo, 22 de setembro de 2013

Brasileirão quase no fim

  Não quero acreditar que o Campeonato Brasileiro já está chegando ao fim, antes mesmo da última rodada, ou seja, com o Cruzeiro campeão antecipadamente.
  Ao longo das 16 rodadas que ainda faltam para serem disputadas, os rivais diretos do time de Minas Gerais podem perfeitamente igualar ou superar essa marca estupenda da Raposa até agora. 
  Se tem uma coisa que é instigante no Campeonato Brasileiro é a imprevisibilidade da disputa.
  Se o Cruzeiro conseguir manter essa vantagem expressiva até o final será um grande feito, mas a história do Campeonato Brasileiro mostra que isso é muito pouco provável, mesmo com a ótima campanha e a regularidade do atual líder do Brasileirão.
  Com a retomada da Copa do Brasil, as equipes que estão nessa outra disputa, Botafogo, Grêmio, Atlético-PR, Internacional e Corinthians, principalmente, vão ter de se esmerar para conciliar as duas disputas. E a vantagem do Cruzeiro vem justamente desse fator, pois o líder, por já ter sido eliminado da Copa do Brasil, vai ter mais tempo para administrar essa distância que o separa de seus concorrentes.
   Pode ser até que a Copa do Brasil passe a ser a prioridade dessas equipes nela envolvidas, primeiro que é um campeonato de nível nacional também, que garante ao seu vencedor uma vaga na Libertadores, objeto de desejo e prêmio de consolação de quem não conseguir suplantar o líder Cruzeiro.
  Mas as outras equipes que estão na iminência de rebaixamento terão automaticamente jogos decisivos até a última rodada, o que pode remexer no posicionamento da tabela, com o acirramento da disputa nos jogos restantes do Brasileirão.
   No entanto, não há garantias de que o Cruzeiro vai se beneficiar disso, porque a Raposa também enfrentará os times que estão na degola, permitindo resultados inesperados até a reta final.
   Como as equipes brasileiras já estão acostumadas com esse calendário torturante, de disputas paralelas, não será nenhuma surpresa se o Cruzeiro for alcançado antes do término do campeonato. Vai depender da capacidade de superação, do poder de reação de cada equipe.
   De qualquer forma, é muito cedo para dizer que o Cruzeiro será campeão, antecipadamente ou na última rodada.
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário