segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os riscos de Libra

   As implicações que cercam o leilão de Libra vão muito mais além dos serviços de prospecção e produção de petróleo oferecidos pelo governo brasileiro a consórcios de capital estrangeiro.
   Não há dúvidas de que esse novo regime de partilha criado pelo governo federal pode trazer mais vantagens para a população nos contratos que serão assinados agora com as empresas que vão explorar o petróleo brasileiro nas próximas décadas, bem diferente do modelo antigo, de concessão, em que o governo recebia apenas os impostos devidos.
   As garantias de que essa nova descoberta do pré-sal vai trazer benefícios reais à sociedade brasileira vai depender unicamente da competência e transparência com que os órgãos envolvidos no repasse dos royalties irão empregar vultosos recursos, especialmente na área de saúde e educação, como ficou decidido por lei no Congresso Nacional, através de proposta da presidenta Dilma Rousseff recentemente.
   O objeto maior de preocupação fica por conta da segurança de toda a tecnologia adquirida através de pesquisa e inovação das principais ferramentas para o trabalho de perfuração já utilizada nos outros campos de grande porte.
   Se a Petrobras hoje é a empresa mais moderna do mundo no expediente em águas profundas, foi também, ao longo desses anos, muito vigiada e monitorada em momentos importantes do processo de desenvolvimento de sua tecnologia de ponta, como ficou comprovado em recentes descobertas de casos de espionagem, da qual a Petrobras foi vítima também.
   Agora, cabe ao governo federal se precaver dos perigos que rondam as áreas estratégicas, principalmente na área de petróleo, até hoje objeto de disputa de grandes nações dependentes dessa riqueza para alavancar suas economias, por meio do fortalecimento do parque industrial.
   Em cinco anos, prazo previsto para o começo da produção em Libra, é possível encontrar meios de blindar todo o projeto desenvolvido até agora, que permitiu que a Petrobras chegasse a esse patamar de uma grande empresa, assim como minimizar os impactos de eventuais acidentes ecológicos provenientes dos trabalhos que serão realizados futuramente naquela área.  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário