quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Por que a Perimetral?

   Já não era surpresa para ninguém que a interrupção e posterior derrubada da Perimetral fosse trazer transtornos ao trânsito da região portuária.
   Não se esperava, no entanto, que a prefeitura se abstivesse de um planejamento mais profundo, antes de demolir o Elevado, por onde passa cerca de 60 mil veículos por dia.
   As duas vias binárias dificilmente vão comportar a mesma carga de veículos com o mesmo fluxo, já que estas funcionarão com paradas frequentes, devido aos semáforos em suas extensões, o que certamente vão comprometer o tráfego local na hora do rush.
   Dentro do projeto arquitetônico e urbanístico que a prefeitura pretende implementar para a região estão incluídos empreendimentos de cunho comercial e residencial, provocando uma massa adicional de pessoas se deslocando para aquele local a todo instante, de modo que o modelo de mobilidade urbana concebido para aquela área talvez não absorva o futuro contingente esperado.
   Numa cidade como o Rio de Janeiro, imersa em problemas estruturais a serem solucionados, nenhum projeto de intervenção urbana terá alguma funcionalidade se ficar restrito apenas ao caráter estético.
   Enquanto os arautos do paisagismo e da superficialidade vêem a Perimetral como um monstrengo a manchar o cartão-postal da cidade, os mais racionais e imbuídos numa causa mais ampla e sustentável enxergam outros obstáculos para o mesmo projeto de modernização da zona portuária.
   Se a questão da mobilidade urbana é parte fundamental do projeto Porto Maravilha, há que se compensar a ausência da Perimetral, considerando a sua importância ao longo desses anos como uma das vias de ligação entre pontos de grande demanda da cidade.
   Mais do que o Elevado, agora em vias de extinção, a Rodoviária Novo Rio é o grande fator de estrangulamento, principalmente em horários de pico, e ninguém até hoje conseguiu colocar em prática um antigo projeto de remoção daquele terminal, que pode efetivamente equacionar, em patamares significativos, os frequentes engarrafamentos na região.
   As soluções de que a população precisa vão muito mais além das preocupações com o panorama e o relevo da cidade maravilhosa.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário