sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Rio de beleza oculta


  A queima de fogos no réveillon de Copacabana é apenas o ponto alto da festa de fim de ano que a prefeitura promove todos os anos. O evento como um todo não traz em cada edição uma característica marcante que revele a renovação do espetáculo que encanta tanto os nativos quanto os forasteiros.
   A própria intensidade e o tempo de duração dos fogos deste ano não tiveram nada de excepcional se comparado aos de outras cidades que também promovem esse evento.
  Além do mais, um espetáculo como esse deveria ser estendido a outros pontos da cidade como forma de valorizar os vários cartões-postais do Rio de Janeiro que ao longo de décadas servem de chamariz para quem se propõe a visitar a nossa cidade.
  Mesmo que a queima de fogos fique concentrada apenas na orla marítima, outros recantos que são a própria identidade da cidade maravilhosa também poderiam receber um tratamento estético como forma de dimensionar a festa de fim de ano no Rio.
  Já que a prefeitura não mede esforços para tornar a festa cada vez mais grandiosa e instigante para o próximo ano, outras maravilhas da cidade poderiam se inserir num outro contexto de preparação da cidade para que ela fique mais atraente.
  Certamente outras cidades não perderiam a oportunidade de valorizar toda a beleza local se tivesse esses fatores como motivos.
  É triste transitar pelo Aterro do Flamengo e ver aquele parque totalmente às escuras em plena época de fim de ano, quando em anos anteriores todos aqueles postes gigantescos ganhavam iluminação especial.
   O Pão de Açúcar também poderia ganhar uma iluminação diferente nessa ocasião, o que deixaria à mostra o brilho que a Enseada de Botafogo sempre teve.
   Outro fator de destaque da beleza do Rio é o seu conjunto arquitetônico. No centro do Rio, os edifícios mais altos ficam completamente apagados, e não há nenhum incentivo para que isso seja destacado.
   A Avenida Presidente Vargas, por exemplo, principal via do centro, poderia ganhar uma nova roupagem com uma iluminação ao longo de seu percurso. E olhe que não faltam naquela região elementos para embelezar ainda mais o seu trajeto. A torre da Central do Brasil com o seu imponente relógio jamais poderia ficar relegada ao ostracismo. Dificilmente os londrinos se esqueceriam de enfeitar o Big Bem, assim como os parisienses, a Torre Eiffel.
  O Palácio Duque de Caxias, o Campo de Santana, o Balança-mas-não-cai, o prédio dos Correios, a própria sede da prefeitura e a Igreja da Candelária incrementariam mais ainda o charme da avenida mais famosa da região.
   A Ponte Rio-Niterói é outro marco importante da cidade que ficou esquecido, considerando sua importância como porta de entrada da cidade do Rio.
   A cidade maravilhosa tem mais de mil motivos para que ela fique sempre em evidência. O que falta é gente com essa visão.
 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário