segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Copa é um sucesso

   Se alguém tinha dúvidas de que a Copa no Brasil faria sucesso, muita gente mudou de impressão, tão logo começaram os jogos nas Arenas espalhadas pelo país.  
   A performance de cada seleção fica a cargo dos especialistas, assim como quaisquer outros fatores que possam provocar discussões acaloradas a respeito da realização do Mundial devem ficar para depois do apito final.
   Se fora das quatro linhas não faltam motivos para a indignação geral, no cerne de todo esse espetáculo que a Copa do Mundo proporciona para a população e os visitantes está o lado positivo de todo esforço dos organizadores e a adesão total e irrestrita da maioria dos brasileiros como os maiores protagonistas dessa grande festa, na qual se incluem os forasteiros de todos os recantos.
   É claro que nos outros países que também sediaram o evento houve essa euforia, independente da bandeira que cada ostenta.
   Mas, para nós brasileiros, já estigmatizados pela alegria contagiante de outras ocasiões, Carnaval, Revéillon, aumenta ainda mais a satisfação de sermos grandes anfitriões.
   Chama a atenção nessa edição brasileira a oportunidade que todas as seleções têm de se deslocar de uma região para a outra para disputar os jogos em sedes diferentes, dando a chance para nossos ilustres visitantes conhecerem um pouco de cada aspecto cultural do Brasil, enquanto os brasileiros também têm a oportunidade de se familiarizar com outros símbolos e costumes que cruzaram nossa fronteira.
  Na bela festa que brasileiros e argentinos fizeram no Maracanã fica a certeza de que o futebol pode ascender outros níveis em todas as suas nuances.
   E a Copa no Brasil pode contribuir, deixando esse legado para o mundo já cheio de turbulências, de como deve ser o verdadeiro congraçamento entre os povos.
   Nos bares, nas esquinas, nos transportes, ao redor de todos os estádios onde acontecem os jogos os diferentes jeitos de ser se entrelaçam, fazendo do Brasil, pelo menos por um mês, um verdadeiro campo de pesquisa para a antropologia que pega carona no futebol para compreender essas tribos itinerantes.
   Para cada brasileiro, envolvido ou não nos jogos, há uma satisfação, um encantamento por estar à vista de uma multidão global. Mesmo que o Brasil que ainda peque por não conseguir tornar excelente um grande evento, fica no espírito de cada habitante a alegria por ter contribuído para um grandioso espetáculo.
  Tirando as atribulações dos preparativos para a Copa no Brasil, seguramente, muita gente desejaria uma nova edição de Copa do Mundo por aqui.
   Porque essa de 2014 já é um sucesso.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário