segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Copa do povo




     Ainda que a campanha da seleção brasileira tenha sido decepcionante, nada poderia tirar o brilho da Copa realizada no Brasil.
   Se a família do Felipão não teve o desempenho que se esperava,, pelo menos os brasileiros tomaram para si o protagonismo do maior evento esportivo do mundo.
   Não há dúvidas de que essa foi realmente a melhor das Copas, como já se imaginava, independente do triunfo ou da desgraça da equipe brasileira.
   Dificilmente em outras sedes onde aconteceram outros Mundiais havia toda a consagração de grupos de diferentes costumes, apesar de  serem nessa atmosfera da Copa do Mundo rivais em extremos.
   Historicamente, há no Brasil um clima de cordialidade e fraternidade que automaticamente acaba contagiando qualquer mortal que se aventure pelo nosso país.
   Num ambiente de festa, então, a confraternização fica mais evidente ainda, garantindo o retorno do forasteiro, assim que ele tiver mais motivos para isso.
   É claro que os organizadores não poderão tirar proveito sozinho da festa no Brasil, cabendo a eles apenas a sorte de ter escolhido o Brasil para ambientar a Copa. Muito menos algumas figuras públicas que certamente vão querer se beneficiar, colhendo alguns dividendos, ou votos, como queiram, já que este ano o calendário emenda os preparativos para as eleições.
   O povo brasileiro, sim, é que merece os créditos do sucesso da Copa, por ter recebido com entusiasmo os visitantes. Mesmo que de tempo em tempo, seria um prêmio a quem está sempre sorrindo, apesar das atribulações da vida brasileira, com carestia, inflação, insegurança, corrupção e outras inquietações do cenário político, que ainda assim não tiram a alegria estampada no rosto de cada brasileiro que conseguiu conciliar a sua vida social com a rotina da Copa do Mundo.
   É o primeiro indício de que a população está separando o joio do trigo, considerando as questões relativas à realização da Copa, principal alvo dos protestos pelo país.
   Em meio às homenagens que vão fazer aos melhores da Copa,deveria haver um troféu especial ao povo brasileiro que segurou a onda numa boa.
   Pelo menos nesse quesito, a taça é nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário