quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Rio sem brilho



   Como acontece todos os anos nessa época, as cidades se enfeitam com iluminação especial para o Natal e a chegada do Ano Novo.
   Não é difícil observar o quanto algumas cidades aproveitam as peculiaridades de seu relevo urbano para destacar a beleza que quase passa despercebida no resto do ano.
  Seja uma ponte, uma igreja, um edifício ou uma avenida famosa, tudo ganha cores vivas. Independente de serem cartões-postais aos olhos dos visitantes, alguns pontos tradicionais são importantes por fazerem parte da rotina das pessoas ao longo do ano.
    Infelizmente, aqui no Rio ignoraram completamente  esse aspecto  fundamental da vida do carioca, o que, num olhar mais crítico, representa desinteresse por algo que poderia elevar a auto-estima da população.
    Imagine o  orgulho de ver o relógio da Central do Brasil todo iluminado, além do efeito visual na Avenida Presidente Vargas e nos outros pontos de onde a torre é vista.
   A ponte Rio-Niterói também causaria um impacto deslumbrante na Baía de Guanabara com um conjunto de luzes em toda sua extensão.
   Para quem passa todos os dias pelo Aterro do Flamengo, é triste lembrar que em tempos atrás aqueles postes gigantes reproduziam enormes  árvores de Natal. E agora, até o Pão de  Açúcar ao fundo fica às escuras. 
   Seguindo essa tendência de total desprezo à beleza dos elementos urbanos da cidade maravilhosa, o Estadio do Maracanã, a igreja da Candelária, a Catedral Metropolitana, o Edifício Central, os Arcos da Lapa e os prédios públicos do centro da cidade permanecem com suas belezas ocultas, bem em consonância com os problemas que o Rio já tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário