sábado, 20 de fevereiro de 2016

Umberto Eco


Resultado de imagem para umberto eco

  Quanto mais abrangente for a área de atuação de um intelectual, maior será sua contribuição, maior será o seu legado.
  Seguramente foi essa multiplicidade, essa capacidade de transitar em vários campos que fez de Umberto Eco um dos maiores intelectuais de nossos tempos.
  Na minha época de faculdade tive o privilégio de ler O Nome da Rosa e Tratado Geral de Semiótica que para o corpo docente era uma referência para quem almejava se enveredar no campo da comunicação. A partir desses escritos, pude comprovar sua grande importância na área acadêmica, o que me permitiu ter um olhar mais crítico em minhas leituras.
  Não que a obra de Umberto Eco explane uma crítica ferrenha aos meios de comunicação, mas alerta para os caminhos que ela percorre e a possibilidade de várias interpretações, como atestam alguns estudiosos que já se debruçavam sobre a obra de Umberto Eco, segundo o qual, a arte só oferece alternativas a quem não está prisioneiro dos meios de comunicação de massa.
  Além dos fenômenos da comunicação e tantos ensaios sobre a Semiologia, o escritor também deixou trabalhos sobre história, arte e cultura, o que faz de toda sua obra uma importante contribuição para estudos nessas áreas em que Umberto Eco soube discorrer com muita maestria, seja no passado, presente ou futuro.
  Uma grande perda para o pensamento contemporâneo.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário