quinta-feira, 26 de abril de 2018

Cinema Novo

Resultado de imagem para nelson pereira dos santos

   Se por um acaso Nelson Pereira dos Santos não tiver deixado seguidores nesse nobre ofício de fazer cinema, certamente a sétima arte no Brasil ficará mais pobre do que já está.
    No velório do cineasta estiveram presentes outras referências do cinema brasileiro que conviveram e aprenderam com Nelson Pereira dos Santos como fazer cinema com mais engajamento, mais comprometimento que qualquer manifestação cultural deve ter.
   O Cinema Novo nasceu da Semana de Arte Moderna de 1922, o mais importante movimento cultural brasileiro, que pregava o desapego total e irrestrito à cultura europeia, reivindicando, a partir de então, a introdução de elementos da nossa cultura em produções de qualquer vertente artística no país.
   E Nelson Pereira dos Santos entendeu bem o recado dos líderes do manifesto de 22, dando ao cinema brasileiro a mesma estética que embasou as artes plásticas, a música e a literatura no Brasil.
   Seguindo a linha de que a arte traz em si uma mensagem, Nelson Pereira dos Santos implementou o projeto de politização do cinema com produções de conteúdo crítico. Abordando temas importantes da realidade brasileira, retratou com realismo questões sociais, religiosidade, cultura de massa e indígena.
   É nesse sentido que Nelson Pereira dos Santos deixou como herança a proposta de denúncia de questões inerentes ao Brasil e a seu povo, o protesto de causas sociais importantes, como ficou explícito em seu "Vidas Secas", o que, não só confirmou a identidade brasileira estampada nas películas como também projetou o cinema brasileiro no cenário internacional.
   Seu primeiro trabalho, Rio 40 graus, de 1955, foi considerado o marco inicial do Cinema Novo. Depois disso, todos os filmes do cineasta se destacaram para os críticos, em especial, além de "Vidas Secas", "O amuleto de Ogum" e "Memórias do Cárcere".
   Assim o cineasta contribuiu enormemente para que tivéssemos essa excelência aos olhos de outras praças de importantes produções cinematográficas.
  Espera-se agora que surjam outras gerações com o mesmo engajamento de Nelson Pereira dos Santos. Não faltam materiais e trabalhos como referência à futuras produções com a estampa do cineasta.
  São obras que certamente servirão de referência a quem pretenda dar continuidade ao grande projeto de Nelson Pereira dos Santos de fazer do cinema brasileiro o que a arte como um todo deve ser: comprometida com as coisa do Brasil e sua gente.
  O Cinema Nacional precisa reviver esse boom, resgatar essa estética, voltar a reproduzir a essência da realidade brasileira. Há que surgir alguém que incorpore no circuito o espírito de Nelson Pereira dos Santos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário