segunda-feira, 31 de outubro de 2022

ESSA TAL DEMOCRACIA


    Foi bem tensa essa campanha eleitoral em todos os aspectos, desde os primeiros momentos até o resultado final da disputa, mas nada que pudesse desconstruir as bases da democracia, aquilo que a gente tem de melhor para decidir nossos rumos.
     Não é porque todo o processo foi nervoso que se vai fazer qualquer análise apenas dentro do cenário negativo que ilustrou a disputa.
    A dimensão do nosso país, a diversidade das regiões, cada uma com suas características e problemas e, principalmente, a diversidade de nossa gente, não implica somente a pluralidade cultural do povo brasileiro, mas também a pluralismo de ideias para decidir, definir e acertar a forma como queremos conduzir nossas vidas através das pessoas que se propõem e são escolhidas para representar todos os segmentos da sociedade.
     E foi justamente isso que todo mundo pode ver agora nesse desfecho eletrizante e conturbado ao mesmo tempo, mas maravilhoso, se a gente relembrar a oportunidade e a liberdade que cada brasileiro teve para fazer sua escolha, o que acabou se refletindo na composição dos legislativos e executivos federal e estaduais.
    Ainda que haja controvérsias quanto a um novo cenário para a vida política no Brasil, a verdade é que há um pouco de cada aspecto da realidade brasileira se insurgindo no horizonte da política através das representações, é isso que a gente pode ver.
    As mulheres tomando cada vez mais espaço nos governos, nos parlamentos, numa força política há muito tempo reivindicada pela sociedade. Pessoas dos mais diferentes perfis se fazendo representar em uma composição que vai retratando o Brasil na sua forma mais fiel e plural. 
     É assim que deve ser, um Brasil de todas classes, raças, credos, direitos e oportunidades.
    É lamentável que haja conflitos ao longo do processo. Apesar de alguns focos de tensão e insatisfação de alguma parcela que ainda queira atentar contra a normalidade das coisas, é gratificante saber que o resultado dessa eleição é fruto de respeito e observância às regras impostas para que tudo funcione dentro da ordem.
      Felizmente deu tudo certo, como bem sugere e permite a democracia com o respaldo da constituição. É preciso alguns ajustes para que o nosso maior patrimônio, a democracia, não fique tão à prova assim como esteve. É inadmissível que a democracia, o único sistema que pode conduzir as nações de forma justa se fragmente.
     Especialmente o Brasil, o país com a maior diversidade cultural, étnica e socioeconômica, que precisa de uma democracia cada vez mais fortalecida para que todos os segmentos da nossa sociedade sejam fielmente representados e também correspondidos em seus anseios e necessidades.