quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O homem do ano

Resultado de imagem para papa francisco
 Já não faz sentido algum enumerar as melhores e as piores coisas, os grandes feitos e as lamentáveis tragédias que repercutiram no Brasil e no mundo nesse ano que chega ao fim.
 Até porque os eventos que se destacaram positivamente não representam um importante legado, assim como alguns infortúnios já eram reedições de eventos passados, e isso, de uma maneira geral, rechaça qualquer garantia de novos tempos.
   Com isso, os holofotes e os louros recaem sempre sobre um personagem ilustre, aquela figura que ensaia grandes projetos com gestos e discursos de igual tamanho.
   E o papa Francisco foi, sem sombra de dúvidas, a grande personalidade deste ano, como complemento de tudo que ele anunciou para o mundo quando chegou ao Vaticano.
   Chamando para si a responsabilidade que reza na cartilha do verdadeiro homem público, o sumo pontífice não hesitou em levar aos grandes líderes e ao próprio corpo eclesiástico da cúria a bula da ala progressista da Igreja Católica com novos ensaios sobre as relações entre grupos sociais distintos e nações equidistantes no cenário global.
   Desde suas explanações na Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco não se furtou a uma aproximação a vários segmentos, sinalizando com novos horizontes para as classes menos favorecidas, inclusive, ao alertar o agente público da falta de transparência com o dinheiro público.
   No cenário internacional, o papa Francisco também mostrou a marca de um grande líder, mantendo conversações com outras lideranças religiosas, como parte integrante  do processo de paz em regiões de permanentes conflitos, e agora, recentemente, intermediando a retomada das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba.
   Dentro dos domínios da Santa Sé, não se pode ignorar a lucidez com que o papa Francisco tratou de temas nebulosos aos dogmas da Igreja, como aborto, união homo-afetiva e a própria pedofilia  nas fileiras da cúria.
   De qualquer forma, foi importante ver esse novo líder disparar contra os preceitos da Igreja Católica e sugerir novos caminhos e oportunidades para os injustiçados, tanto para a atração de novos rebanhos, como para o destino da humanidade.
     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário