segunda-feira, 3 de novembro de 2025

OS POTES SEM TAMPA



     É muito comum a gente fazer associação de algum fato do cotidiano com a natureza humana. Há sempre alguma coisa acontecendo por aí, que muitas vezes a gente até estende para o nosso universo. E não é que nisso achamos respostas e tiramos algumas conclusões!
     Arrumar armário de cozinha é como aquelas limpas que a gente está sempre fazendo nas gavetas também, eliminando coisas que estão naquele espaço há tanto tempo não se sabe por quê.
    No caso do armário, são os potes que você procura pra guardar alguma coisa, mas que tem de ter tampa, seja a prenda para aquela visita que merece o mimo, a marmita pra fugir do Fast-food, enfim, são mil e uma utilidades. Os potes de repente já até superaram o Bombril em matéria de funcionalidade, lembra da propaganda?
    Eles já se tornaram tão importantes na vida das pessoas que tem gente que vai acumulando potes de vários tamanhos. Um para cada situação diferente pra não pegar ninguém desprevenido, tá pensando o quê? Para quem gosta de reutilizar potes nesses tempos de consciência ecológica, tudo bem guardar o pote de manteiga, pote de sorvete, eu não curto, só abro uma exceção para o pote do Spoleto, que é um luxo, de grife, mas tem de ter tampa.
   E os potes têm suas tampas específicas, no tamanho certo, não cabem em outros potes, que não cabem em outras tampas, enfim.
    E é aí que mora o problema. Justo o pote que você precisa, cadê a tampa? Então, você se dá conta de potes sem tampa, ou de tampas sem pote, olha a confusão. Naquele mosaico que se forma a sua frente, feito aquelas peças de quebra-cabeça, a gente imagina e questiona a utilidade de um pote sem tampa. O que dá pra fazer com um pote sem tampa? Eu particularmente não encontrei resposta convincente.
    Parece que a cabeça vai fervilhando nessa brincadeira de encaixar as coisas, que uma passagem qualquer de nossas vidas vem à tona de repente, as situações conflitantes, as crises, as incertezas e, claro, as pessoas que hoje só povoam sua mente, mas que num passado recente ou que vai longe esteve presente em seu espaço, respirando seu ar, quem nunca?
    Num círculo qualquer de sua vida, seja num relacionamento, ambiente de trabalho, vizinho, parentes, enfim, já deve ter tido alguém assim sem utilidades, pessoas que não serviram pra nada na vida de alguém, não acrescentaram nada em seu currículo, são pessoas como um pote sem tampa.
     Como aqueles potes sem tampa que você conservou por muito tempo e resolveu descartar por não ter utilidade alguma, quem já não deve ter insistido em conservar alguém por perto, ali, pele a pele, achando que ainda pudesse servir para conservar seus sonhos, propósitos de vida, guardar dentro a alegria de uma vida plena e saudável?
    Os potes sem tampa não conservam o frescor, a fragrância, o sabor, a essência do que se pretende guardar ou carregar consigo. Algumas pessoas são assim na vida de alguém em algum lugar, sem utilidade alguma. Então, por que guardar por tanto tempo esse negócio?
    Pois bem, quando você finalmente resolver descartar aquele pote sem tampa, olha o espaço que vai sobrar na sua vida, quer dizer, no seu armário.