domingo, 24 de abril de 2016

Terra das gaivotas

Resultado de imagem para gaivotas
   Há uma outra questão que envolve a queda da ciclovia em São Conrado, que passa bem longe das discussões sobre quem é o culpado por mais uma obra mal projetada.
   A natureza mais uma vez não foi levada em conta, considerando os cálculos que os projetistas dessa empreitada usaram para fincar essa construção numa área em que tudo se movimenta, tudo é inconstante. Não é como reformar uma praça, colocar lâmpada numa rua escura ou podar uma árvore e depois botar uma faixa e pensar que o poder público já cumpriu o seu papel de representante da população.
    Muito tem se falado sobre a questão da ocupação do solo urbano, que não é diferente de quando se ousa a investir sobre a orla marítima, do mesmo jeito que se constrói uma estrada acima de placas tectônicas que se mexem a todo instante, ou de um projeto de urbanização em comunidades, onde o projeto de  contenção de encostas sempre se esbarra na fluência dos rios que têm um destino certo.
    Lá em São Conrado, na verdade, não era era pra ter nenhum projeto que invadisse aqueles recantos onde as gaivotas buscam seus peixes, onde  as ondas esgotam seu cansaço e renovam sua energia, para começar tudo de novo nesse fluxo incessante em que tudo se renova a todo instante, do jeito que a maré traz e busca, renovando tudo aquilo que o homem nunca vai reproduzir, mesmo que ele esteja antenado com os deuses dos ventos e dos mares.
   Ali naquele espaço em que os homens respiram e se divertem só poderia haver o barulho dos mares, das marés e do amanhã. Deve ser por isso que os tubarões, as baleias e os outros cardumes se arvoram com medo do que vem depois, já tendo a certeza que de que o homem pode interferir em tudo que se move ao seu redor.
   Portanto, da mesma forma que os jacarés, os passarinhos, os quatis e  as gaivotas parecem invadir as terras que a gente habita, as ondas e os outros ciclos dos mares também se movimentam no mesmo espaço em que os homens não poderiam jamais transitar.
  É lamentável que o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes não tenha a consciência de que o ordenamento do espaço urbano não pode desconsiderar os outros seres que já habitavam por aqui, bem antes de pensarem em pedalar por essas bandas, terra das gaivotas.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário