domingo, 7 de janeiro de 2024

O APITO FINAL DO ZAGALLO

  

   De todos os períodos do futebol brasileiro, esse talvez seja o mais emblemático com a morte de Zagallo. O aspecto contemporâneo do futebol deixa uma grande marca em sua trajetória, agora com o Zagallo saindo de campo.
   A gente olha para trás e lembra de outros expoentes do futebol, que partiram e deixaram grandes legados, num período em que o futebol brasileiro ainda parecia figurar verdadeiramente no topo, não só pelas conquistas como também pelo protagonismo de jogadores de talento inquestionável atuando em outras praças fora do Brasil.
    Agora, a gente vê o Zagallo saindo de cena no mesmo período em que o futebol do Brasil não goza mais do status que tinha num passado não muito distante de glória que o próprio Zagallo contribuiu para eternizar.
   Nesse espaço de tempo em que o Velho Lobo parecia lutar pela vida e precisava resistir bravamente, o futebol brasileiro também foi definhando nos últimos tempos. Basta olhar para o ranking atual e verificar a posição do Brasil.
   Então, por tudo que o Zagallo representou como jogador ou como técnico, a sua morte é também o fim de uma era do futebol.
   De tantas injustiças registradas na história do futebol, esta seria a mais cruel de todas elas e para o próprio Zagallo testemunhar o declínio do nosso futebol. Imagine o Zagallo num estado de consciência vivenciar o fim do futebol-arte assim de forma tão bisonha como é um gol contra.
    Não...definitivamente seria um sofrimento muito grande para o Zagallo inaugurar uma era diferente e mais bizarra na forma como conduzem o futebol brasileiro hoje em dia. Seria um contrassenso enorme o Zagallo ter de engolir essa gente despreparada e estúpida à frente da entidade máxima do futebol.
  Não mesmo...seria demais aos olhos e coração de Zagallo ser contemporâneo também desses novos tempos de incerteza nos rumos do futebol. Talvez ele mesmo, o Zagallo, dentro de sua sabedoria e capacidade, como nos velhos tempos, atropelaria o Carlo Ancelotti e sua petulância de menosprezar a seleção brasileira.
    Tudo que Zagallo fez acontecer no futebol não poderia jamais se contrastar com essa atmosfera sombria que ronda a praça brasileira sem expectativa alguma de evolução, modernização e, consequentemente, de ascensão ao topo, aquele lugar que o Zagallo costumava ocupar.
   Hoje, com o futebol brasileiro meio que às avessas nessa questão da gestão e condução do seu rumo, a gente nem sabe se o Zagallo suportaria transitar entre o céu e o inferno depois de tudo que ele proporcionou para o futebol. Ele certamente pediria para ser substituído, sobe a plaquinha.
    Enfim, a morte de Zagallo se confunde com o fim do que era o melhor do futebol brasileiro antes do apito final.

3 comentários:

  1. Zagalo foi o último jogador da seleção de 1958 a ser substituído, resistiu ao máximo, saiu reclamando pois ainda tinha esperança de reverter o placar, más a plaquinha subiu, e lá se foi o "VELHO LOBO", para o vestiário celeste reencontrar seus companheiros.

    ResponderExcluir