segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

COM LICENÇA, ANO NOVO


     A gente vai pedindo licença pra tudo que é situação na vida, porque mamãe ensinou assim, para entrar direito e na moral nos lugares, e não é diferente em mais um ano que vai começar.
    Dá licença que eu quero passar não é uma forçação de barra pra quem acredita que pode romper o espaço e o tempo para se fazer presente, apenas a segurança de quem está preparado para uma nova missão, um novo ciclo, enfim, está pronto para prosseguir nesse mundo velho com mais percalços que fronteiras.
    Pedir licença é uma lição de moral e a garantia de saber chegar, porque o mundo tá cheio de gente sem a menor noção do espaço que ocupa, enquanto eu peço licença baseado no meu propósito de vida e a experiência de quem já acumulou funções e papéis diferenciados. Dá licença que eu não sou o dono da verdade, mas tenho algumas milhas acumuladas e sei o chão que eu piso.
     Um ano chegando ao final deve ter deixado marcas consideráveis pelo percurso, com incertezas, duvidas na mente do mais otimista de plantão, que a paciência de muita gente extrapolou o seu limite. Das resenhas inúteis e irracionais da política. Dá licença que eu não vou entrar na pilha dessa gente que precisa urgentemente de fazer análise por um bom tempo. Que estejamos sempre pronto para prosseguir na caminhada, que 2026 vai ter obstáculos de toda ordem com certeza.
    Para o futuro que nos espera, pedir licença é libertador. Dá licença. A renovação da vida, da alma, do espírito, de todo mundo começa assim, avisando sutilmente que vamos passar. Os ritos de passagem têm a licença como senha de entrada, é permissão garantida.
    Com licença é um salvo-conduto para garantir o caminho livre. Quer coisa melhor que essa liberdade hoje e sempre? A liberdade é o tal primeiro passo para uma grande caminhada. O resto é a própria capacidade de cada um fazer do próximo ano aquele tempo precioso, do jeito que você e todo mundo planejou. Cheguei, dá licença, é a minha vez agora.
    Dá licença é aquele diploma certificando a dignidade, sem a qual não se desfruta a vida, a roda de amigos, a paz em família, o trabalho, a relação com o mundo, enfim.
     Antes que ele comece, já foi dada a largada para 2026. Já vamos pedindo licença para entrar na primeira folhinha do ano, o calendário respirando, as folhas mortas caindo, a outra chegando e regulando o tempo da agenda de cada um.
    Que possamos viver com a licença que Deus nos dá, com a licença da natureza. É uma chance preciosa continuar assim, com a licença de viver o que precisa ser vivido. Dá licença, estou vivo.
    Feliz Ano Novo.

3 comentários:

  1. Feliz 2026 pra você, meu colega preferido! Beijos pra toda a sua família! 🥰💖

    ResponderExcluir
  2. AMIGO MIGUEL COMO SEMPRE ALEGRIA LER A FORMA COMO VOCÊ COLOCA AS COISAS MUITO IMPORTANTE "POR FAVOR ME DÁ LICENÇA LICENÇA"todos deveriam fazer a mesma coisa aí o mundo seria melhor.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto, meu querido! Me identifiquei muito! Um ano incrível para todos nós! Que a paz reine e a esperança seja renovada em nossos corações!!! Beijoss. Sou sua fã.
    Kelly aqui

    ResponderExcluir