A gente pode falar com muita segurança e propriedade que poucos artistas vão provocar o nível de comoção nacional como agora, com a perda de Jô Soares.
Dificilmente um brasileiro não vai amargar essa grande tristeza, talvez pouquíssimos. Dificilmente alguém não se sentiu representado ao longo da carreira do gordo mais famoso da televisão, porque foram vários personagens dos mais variados tipos, que se não representaram a figura de um brasileiro, desde a sua forma mais ilustre ou singela, trouxe à luz da cultura e do entretenimento um problema, um caso, uma história, enfim, uma passagem da vida de um brasileiro.
Mesmo num tempo em que já havia registros de cancelamento, exclusão, preconceito e discriminação, Jô Soares conseguiu dar voz à personagens que falavam justamente a voz dessa gente. Tinha sempre um pobre, um gay, um negro, um retirante ou outro, fielmente reproduzido e representado com voz de denúncia e crítica, porque Jô Soares era assim, consciente e empenhado, através de sua arte e talento, trazer à tona, ao conhecimento público, qualquer questão pertinente ao povo brasileiro.
Além das inúmeras facetas de nossa gente, Jô Soares também abordou temas relevantes da realidade brasileira, revelando todos os aspectos e condições humanas do povo brasileiro em geral, transcorridos em vários períodos da história do Brasil, com o mesmo tom de crítica, sabedoria, conhecimento e inteligência.
Através da arte de Jô Soares, o Brasil conheceu um pouco de várias personalidades do mundo artístico, político, esportivo fora de sua área de atuação, mas, destaca-se a oportunidade que o gordo também dava em seu programa de entrevista ao brasileiro comum, aquele cidadão simples que tem uma história curiosa, importante para contar ou um grande feito que vinha à público e ganhava notoriedade.
E assim era a arte de Jô Soares, abrangente em todos os sentidos, simples assim para quem tinha talento de sobra para atuar na televisão, no teatro, no cinema e na literatura, tudo isso com o humor como pano de fundo e o roteiro de uma trajetória maravilhosa.
Vai ficar na história da cultura brasileira o talento de quem melhor representou a alma do povo brasileiro com humor e alegria. Vai ficar na saudade a arte de fazer rir em todos os momentos, porque é bem assim o povo brasileiro. Porque era bem assim o Jô Soares.
Viva o gordo!
Vai fazer muita falta. O dia amanheceu mais triste hoje. Viva Jô Soares!!!! Vai com Deus.
ResponderExcluir👋🏼👋🏼👋🏼" Um beijo do Gordo"ficará eternizado
ResponderExcluirMagno
ResponderExcluirQue Deus conforte o coração dos parentes e amigos,que Deus o receba de braços aberto.
Olá amigo! Vai ficar uma lacuna no humor e na história da televisão brasileira com a morte do Jô. Ele era um grande ator, apresentador e dono de um talentoôi 77
ResponderExcluirArtista completo e de uma inteligência fora do normal,falava vários idiomas,vai deixar saudades 🙏🏼
ResponderExcluirDescanse em paz 🙏🏼
Com certeza! Parabéns pelo texto, Miguel!
ResponderExcluirPaulo Paduano