terça-feira, 4 de março de 2025

É TEMPO DE BATER LATA


    O Carnaval como a maior festa popular do Brasil segue firme com toda animação em todos os quadrantes desse país que para seus afazeres, ninguém fala de política, religião e futebol enquanto houver um batuque escoando por aí.
     A parte do carnaval que difunde um pouco da nossa cultura é a que verdadeiramente reforça a identidade do povo brasileiro. É bacana ver a evolução das escolas de samba reproduzindo parte da nossa história, a importância de determinados personagens na cultura brasileira, uma passagem qualquer de nossa trajetória que foi marcante e que deve ser lembrada para que não caia no esquecimento na memória da povo brasileiro.
    É a parte dessa grande festa que revela para o mundo que nos assiste nessa época do ano o quanto somos miscigenados, o quanto é diversa nossa maneira de ser. Até para outros segmentos da própria sociedade brasileira é importante difundir essas diferenças que existem entre nós para que haja mais consciência sobre a diversidade em todos os aspectos da vida brasileira.
    É bacana ver nos blocos toda forma de manifestação de coisas da vida brasileira, a liberdade, a irreverência das pessoas em suas fantasias, de um povo que rala, corre atrás, sofre, ganha pouco, mas se diverte, porque ninguém é de ferro.
    A gente até vê as pessoas, principalmente as de gerações antigas, condenando o carnaval de hoje pela forma como é curtido agora, sem o lirismo, o charme e a elegância de tempos anteriores. Ora, o brilho e a essência do que é o carnaval continua até hoje. Se tem mais violência nas ruas hoje é o poder público que ao longo dos anos não implementou políticas à altura do crescimento da cidade em seu cotidiano, portanto, não seria diferente que num evento grandioso como esse houvesse algum sobressalto.
    De qualquer forma, o mais importante é o carnaval ter sempre ser esse instrumento de integração, de confraternização, de afirmação da cultura brasileira nos seus mais variados ambientes.
    Que haja sempre um olhar mais humano, sem preconceito e separatismo a tudo que pode ser mostrado de forma alegre, divertida e colorida em todas as ruas, nas cidades por todo o país, onde há gente concentrada para curtir o carnaval.
    Em alguns lugares a festa começa antes, como aqui no Rio; em outras, na Bahia, o povo de lá gosta de esticar um pouco mais, qual é o problema? Para quem não gosta de carnaval, não faltam alternativas por aí.
    Mas, seguindo o calendário em todo o território nacional, é tempo de bater lata em todo o Brasil!

3 comentários:

  1. Os tempos são outros...infelizmente não temos mais a mesma tranquilidade e segurança de decadas atras.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os tempos são outros, toda magia do Carnaval ficam restritas aos desfiles das escolas de samba. Hoje algumas pessoas que participam de certos blocos pensam que por se tratar de uma festa profana tudo pode, tudo é permitido. Certas pessoas se comportam como seres irracionais, onde a falta de cidadania e civilidade imperam em nome da folia. ✌️✌️👍🤝✔️

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente os tempos são outros, todo o encanto das marchinhas das brincadeiras enfim alegria acabou dando o lugar para a promiscuidade a etc.

    ResponderExcluir