segunda-feira, 14 de julho de 2014

O melhor da Alemanha

  


  Não poderia ser diferente que uma grande conquista viesse por intermédio de todo um planejamento, como parte maior desse triunfo da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil.
   Por tudo que se viu durante os jogos, o desempenho das melhores seleções, as inovações táticas que já se conhecia dos principais times do mundo, tudo prenunciava que essa Copa também seria a melhor nesse aspecto.
   Apesar do brolho das melhores estrelas da Copa, aqueles que sempre fazem a diferença e sobressaem em grandes desafios, o futebol vai tomando forma do que é realmente uma modalidade esportiva de caráter coletivo.
   Fica, principalmente, para o Brasil o exemplo de como um trabalho brilhantemente executado dentro das quatro linhas é fruto de organização e profissionalismo por parte de quem se propõe a fazer do futebol um projeto de grandes conquistas em toda sua essência.
   Durante todo o período em que a seleção da Alemanha ficou sem ganhar um título de Copa do Mundo, alguns times daquele país já vinham se destacando nos principais torneios da Europa, assim a atuação de jogadores alemães em outras equipes do velho continente, fruto, justamente de um trabalho renovador que a federação alemã promoveu em seus quadros nos últimos tempos, quando figuras importantes que conhecem de fato o futebol resolveram revolucionar a arte de jogar bola, e que agora com essa grandiosa conquista mostra para o mundo que a revolução do futebol não se dá sem grandes transformações.
   Não chega a ser surpresa que nessa Copa no Brasil os maiores craques do torneio não tenham resolvido, sozinho, o desafio de suas equipes na disputa. Todos aqueles de quem mais se esperava de um grande craque definharam agora porque o conjunto prevaleceu ao talento individual. E as seleções que ignoraram essa premissa básica do futebol ficaram pelo meio do caminho, inclusive o Brasil, que me disputas anteriores sempre se valeu da excepcionalidade do craque da vez.
   Agora, esse título de campeã vem realmente premiar tufo aquilo que Joaquim Low projetou para fazer da seleção da Alemanha a melhor do mundo.
   Por todo o trabalho realizado antes dessa importante conquista, a Alemanha ainda pode colher novos frutos, porque certamente a organização, disciplina, seriedade e,m principalmente, profissionalismo vão continuar.
   Dificilmente outra seleção vai chegar ao topo se não trilhar esse caminho que a Alemanha já percorre há muito tempo, por isso é a melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário