segunda-feira, 13 de março de 2023

UMA NOVA ENTIDADE



  Toda vez que surge uma novidade na praça é sempre uma expectativa de um mundo novo surgindo no horizonte. Uma realidade que muitos imaginam estar perfeitamente adequada aos tempos atuais.
  Já estavam há muito tempo ventilando as maravilhas da inteligência artificial e cada vez mais facilidades e as soluções mais importantes com o menor esforço possível. Pelo menos é isso que os desenvolvedores dessa nova ferramenta sugerem.
    A gente já estava tão acostumado a gastar menos energia para realizar tarefas que eu mesmo já considerava o controle remoto como a maior revolução da humanidade.
   E como os homo sapiens já vêm ao longo de sua existência tentando aprimorar cada vez mais sua capacidade cognitiva, depois que o cérebro tomou outra dimensão, eis que agora parece que nem neurônios vai ser preciso gastar, coisa que muita gente já não gostava de fazer mesmo, veio em boa hora essa novidade, é verdade.
   Imagine que agora qualquer um terá alguém para tirar conclusões, fazer reflexões, considerações sobre qualquer situação da vida humana em que se necessite fazer juízo de valor ou tirar proveito, enfim, levar vantagem em alguma coisa. A própria evolução humana tem essa premissa básica. É só buscar lá de trás o quanto as tecnologias estimulam as disputas, o acirramento, essas coisas, sob o manto da competitividade. Eu tenho cá minhas dúvidas se a roda foi mesmo uma grande invenção. Mas isso é um outro assunto que também dá pano pra manga.
   De qualquer forma, eu nem sei que recurso poderei usar dessa nova geringonça. Vai depender da minha demanda, embora ache que dificilmente essa nova entidade venha trazer as respostas que eu procuro. Sou muito crítico para achar que haverá, enfim, soluções para o mundo nessa descoberta.
    A princípio, quando tiver vontade, só vou pedir para tocar o hino do Botafogo, alguns clássicos do U2, do Led Zeppelin, do Vivaldi, as minhas preferidas do Milton Nascimento e da Marina, somente, tá maneiro.
   Mas vamos ficar por aqui esperando a forma como essa entidade vai se comportar, se vai ser sustentável, romântica, humanista ou predadora. Eu digo entidade porque é alguma coisa sem um coração batendo, mas criando um fluxo capaz de mover o mundo e deixar muita gente perdida por aí, vai vendo.
   Que possamos sempre evitar falsas expectativas, ainda mais agora que a inteligência artificial faz parecer aos olhos do mundo o advento de uma nova era. E a gente sabe muito bem que criador e criatura nunca tiveram boas relações. Nunca foi fechamento, sempre foi fachada.
   Mas, fiquemos atentos para saber se essa inteligência é artificial mesmo como estão falando por aí.

3 comentários:

  1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Margareth Manoel dos Santos21 de março de 2023 às 15:39

    Sem desrespeitar nenhuma religião, Será agora teremos uma nova entidade para dar consultas ou as entidades já existentes terão que passar por essa nova entidade,para dar as consultas? Kkkk

    ResponderExcluir