Sabemos muito bem que o mundo todo está com os olhos voltados para o Rio de Janeiro, onde o Papa Francisco traz um novo alento para a humanidade com uma mensagem de reflexão sobre o futuro dos jovens.
Com todo o planeta em constantes conturbações políticas e religiosas, é importante que se busque soluções efetivamente eficazes para todos os povos e nações, para que deixemos de trilhar caminhos tão incertos, sem perspectiva de evolução das atividades humanas.
Mas não podemos esquecer que o passado de nossa história política, social e cultural guardam elementos que escrevem a nossas trajetória até os dias de hoje, o que permite avaliar o grau de evolução da era contemporânea através de resquícios de nossos antepassados, cujas práticas e tecnologias empregadas na sua origem inauguraram todo esse processo que vivemos hoje, da agricultura primitiva à indústria; das primeiras organizações políticas à consolidação de grandes impérios; dos primórdios das ciências às grandes descobertas.
As primeiras conquistas e descobertas da humanidade se deram no campo da ciência, através de estudos, técnicas e procedimentos que ampliaram cada vez mais as ferramentas que possibilitaram o desenvolvimento humano.
No meio de tanta gente que deu sua contribuição para a difusão do conhecimento, como forma de entender a nossa trajetória está a figura do arqueólogo, festejado neste dia 26 de julho, nessa efeméride que passa despercebida aos olhos de indivíduos que desprezam suas próprias origens.
O Centro Brasileiro de Arqueologia (CBA), em mais de 50 anos de estudos, investigações e pesquisas, não se furta a destacar a importância do arqueólogo na implementação dos principais projetos que visam o desenvolvimento como um todo.
No manejo da terra, nas técnicas de urbanização, na arquitetura, na ecologia humana, é imprescindível a participação do arqueólogo, não só na busca de elementos que permitam a implementação de importantes projetos, como também na faculdade de conservação de vestígios depositados na raiz de nossa história.
Só assim será possível compreender o nosso processo evolutivo, e deixar para gerações futuras a oportunidade de prosseguir nessa valiosa missão de desvendar, investigar e trazer à luz da sociedade toda a riqueza que nós construímos ao longo de nossa história.
Por isso, nesse dia de hoje, louvamos a importância do arqueólogo para a humanidade.
O CBA, os pesquisadores, cientistas e todos aqueles transitam no campo das ciências saúdam todos os arqueólogos do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário