domingo, 10 de junho de 2012

Rio+20 II

    Se o poder público resolver, através de parceria entre as três esferas, solucionar o problema do inchaço das grandes cidades com a política que citei aqui de proporcionar trabalho e renda nas periferias e região metropolitana estará dando um passo importante na construção de um novo perfil para as metrópoles, de um cenário de qualidade de vida  comum a toda a população.
   A unidade da federação ou cidade que conseguir trazer os primeiros resultados promissores estará inaugurando uma nova era da administração pública voltada exclusivamente para a coletividade, o que pode servir de modelo nacional. Uma política, enfim, que remexa os números do índice de desenvolvimento humano no Brasil, é claro, numa primeira etapa de um longo caminho a ser percorrido até atingirmos a meta ideal que pode, finalmente, colocar o Brasil alguns patamares acima dessa miséria em que todos vivem, segundo os números de desconforto da população brasileira.
   É, porque, longe de acreditar que esse poder de consumo que as pessoas conseguiram para comprar geladeira, televisão, carro, e ficar um  tempão pagando seja uma conquista e tanto, quando na verdade é um expediente de se protelar por muito mais que 72 meses um problema que se arrasta há décadas.
   Eu até acho que as soluções locais podem efetivamente resolver um problema de dimensão continental, aquele trabalho de formiguinha, que acaba tomando um contorno muito maior do que se imagina, mas há muito mais coisas que precisam ser feitas dentro da nossa realidade brasileira, e é aí que entram as particularidades que cada país tem para equacionar o seu próprio problema, o seu dever de casa, enfim.
    No caso específico da superpopulação nos grandes centros urbanos, o êxodo rural até hoje define o mapa sociopolítico e econômico do Brasil, pela miséria espalhada pelo país inteiro, de promessas e promessas ao longo dessas décadas, com os agentes públicos sempre empurrando com a barriga as soluções definitivas.
    Na Região Nordeste, a questão do semi-árido está, até hoje, a espera de vontade política para amenizar os efeitos da seca e, consequentemente, a fome que fustiga quem não se aventura a se debandar para o sul. Bem antes de o Bolsa-Família ensaiar um conforto para as vítimas da seca, num passado bem distante existiu uma certa Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste(SUDENE), que não resolveu coisa alguma, certamente por influência nefasta de políticos locais e a conivência do governo federal, que certamente contingenciou toda a verba para o malfadado órgão.
 Isso, sem contar o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas(DNOCS), que envolvida em irregularidades, talvez não tenha tido tempo para trazer os resultados que o povo nordestino sempre esperou, faça sol ou faça chuva.
   Agora, se a sociedade não se mobilizar, o Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco não sai do papel e continuará perpetuando um velho problema, por força de interesses de grupos políticos que preferem a manutenção dessa mazela no mapa do Brasil, ainda de conceitos arcaicos, que emperram o país como um todo.
   É nesse sentido que o desenvolvimento do Brasil não depende de modelo estabelecido em cúpulas. Só a sociedade brasileira pode solucionar essa questão.
    

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