sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

JÁ É CARNAVAL


   O Carnaval tem sofrido muitas mudanças nos últimos tempos, principalmente no período que consta no calendário. Antigamente, era um corre-corre danado para aproveitar os quatro dias de folia, mais o restinho da semana. Quando geral retomava suas vidas, ficava sempre aquele gostinho de quero mais.
    Só que há muito tempo que ninguém respeita e segue à risca o que determina de fato o calendário gregoriano. Se a Igreja escolhe os dias para o diabo e sua tribo se divertirem, os foliões de verdade, que não fazem parte dessa turma, querem mais tempo para se refestelarem nas ruas depois um ano dando duro direto.
   Quem não gosta de carnaval até fica resmungando pelos cantos, reclamando que neguim já começa a esquentar os tamborins bem antes do tempo certo, e ainda estica um pouco depois, quer dizer, bem depois da tal terça-feira gorda.
    É que parece que havia um trato firmado entre cariocas e baianos pra esticar a folia um pouco mais. Os daqui do Rio começariam antes e os da boa terra, depois. Era um acordo de boca, não esses contratos lavrados em cartório com firma reconhecida e tal.
    Hoje, pelo menos no eixo Rio-Salvador, ninguém obedece mais esse compromisso de lábia, e geral vai ampliando a festa até o próprio mês de fevereiro ser exclusivo do carnaval, sem interferência alguma da Cúria Romana. A própria Igreja só vai contar o período de quaresma a partir de primeiro de março, que por coincidência, é o aniversário da fundação da cidade, e agora?
     Bom, isso dá pano pra manga se forem mexer na maior festa popular do Brasil, querer tudo certinho, religiosamente no tempo certo. Se for para mexer em alguma coisa, que tratem de desassociar essas figuras que não têm nada a ver com o carnaval.
     Eu já pesquisei e vi que o Marquês de Sapucaí nem gostava de carnaval. Aquela avenida tinha de ter o nome de gente que usou sua competência e arte para chegar à apoteose e serviu de referência para a nobreza do carnaval até hoje. Eu sugiro o Joãozinho Trinta, o cara que deixava aquele lugar um luxo e ainda fez escola para quem veio depois.
    Mas isso fica pra depois. O negócio agora é deixar fluir. E é isso que o povo já começou a fazer, cada um dentro de suas possibilidades, sua grana, alegria e descontração, que vão definir a fantasia que cada um vai querer vestir.
    O Carnaval vai rolar no momento em que vários eventos ruins estão ocorrendo pelo mundo, e a gente, infelizmente, não pode interferir, apenas mentalizar positivamente para que as partes se entendam.
     E nós aqui que já temos nossa cruz pra carregar, vamos dar uma pausa nessa via-crúcis para pular bastante e fazer valer o ritual da maior festa popular de que se tem notícia.
   Bom Carnaval.


8 comentários:

  1. Alegria Miguel, é Carnaval!!! Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Margareth Manoel dos Santos17 de fevereiro de 2023 às 11:24

    Chuvas de confetes e serpentinas. Amei o texto

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!!!👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼
    É isso,cada um curte da maneira que gosta!
    Bom carnaval 🎉💯😘

    ResponderExcluir