quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Oposição é fundamental

Imagem relacionada
  
   No dia seguinte ao resultado da eleição o clima tenso que norteou toda a campanha continuou, desta vez em clima de revanche. Tão logo se confirmou a vitória de Jair Bolsonaro para a presidência da república, eleitores do candidato adversário Fernando Haddad manifestaram prontamente sua condição de opositores ao vencedor do pleito.
   É normal que essas rusgas prossigam por um bom tempo, mudando de cenário quando começar o próximo ano, já´com o novo presidente empossado e ocupando sua antes disputada cadeira.
   Mas, chamou a atenção, principalmente nas redes sociais, a reação dos seguidores do presidente eleito às manifestações do grupo rival ao anunciar a tal resistência ao governo da situação, como se isso não pudesse acontecer, agora com o resultado das urnas sacramentado.
    Ora, oposição é mais que normal, isso sempre existiu. E dentro de um processo democrático isso é fundamental para o fortalecimento do regime. E nesses tempos de alternância de poder, essa inversão de papéis não é nenhuma novidade.
    Se pareceu para os jovens eleitores, estreante na disputa, algo sem propósito essa coisa de protestar contra quem triunfou com todos os méritos, essa perspectiva logo de desfez, pois foi possível ver a grita de um público mais experiente em eleições se esperneando com a tal resistência instaurada.
   Nunca é demais lembrar que Jair Bolsonaro era o candidato da maioria, tanto que venceu, agora ele é o presidente de todos os brasileiros, o que em linhas gerais sugere uma expectativa positva nas ações do novo mandatário do país.
   Mas é claro que isso não desfaz, nem tampouco ameniza a pressão que o presidente vai sofrer para por em prática suas promessas de campanha. Além do público com a força das redes sociais, há a oposição oficial no Congresso Nacional, onde certamente se travarão infindáveis batalhas.
  Portanto, da mesma forma que Jair Bolsonaro tem em mente a oposição que lhe espera para o próximo mandato, para o público em geral é importante também essa consciência de que a oposição tem lugar cativo no cenário político. 
   É essa atmosfera de oposição constante que permite a vigilância sobre tudo que diz respeito à coisa pública; é essa essência do contra que revela o envolvimento da sociedade, ainda que partida, nos rumos do país. Não é demais dizer que a oposição contribui para enriquecer qualquer debate que vise o interesse público. 
   Então, não será difícil para o presidente eleito lidar com a oposição, já que ele mesmo se valeu dessa condição tempos atrás. Para o público em geral segue a máxima do reconhecimento que revela o amadurecimento e tolerância de um lado, e a oposição saudável do outro.
   
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário