domingo, 4 de dezembro de 2022

A COR DA BOLA


    Em época de Copa do Mundo sempre rolam aquelas enquetes pra saber qual a primeira Copa que alguém viu pela primeira vez.
    Eu lembro da Copa de 70 porque eu andava com minha mãe pelas ruas e via um alvoroço danado das pessoas, fogos, gritaria, mas pela idade, criança ainda, não tinha como me envolver com futebol.
    A campanha de 74 também passou batido. Nessa época, a galera ouvia rádio, novela, noticiários e os campeonatos de futebol daqui do Brasil, enfim. A televisão ainda tinha baixa adesão, era cara demais, e além do mais era uma mídia que ainda não dispensava espaço para o futebol.
    Era o rádio que levava a alegria do futebol para o público, onde ele estivesse, pois havia os radinhos de pilha portáteis, através do qual o torcedor assistia de fato aos jogos. A fala do narrador descrevia com precisão todo o cenário da partida. A tal magia do rádio que construía a imagem sem que a gente visse alguma coisa.
    A televisão surgiu justamente para materializar os elementos que o rádio utilizava com sucesso. A gente passou a ver a cor da bola, da grama e da camisa dos caras. Bom...na Copa de 78 isso foi possível, porque já estava tudo colorido mesmo. E a propaganda já estava bem agressiva e estimulante pra neguim comprar televisão nova para acompanhar a Copa.
     O pouco que eu entendo de futebol, não para tecer teoria, claro, mas para fazer comentários, torcer e dar palpites, eu assimilei lendo sobre o assunto e acompanhando nos noticiários, mas a televisão confirmou a expectativa que o público tinha sobre o que representava o futebol na cultura popular.
    E assim a minha geração vem seguindo os eventos de Copa do Mundo pela televisão e mídias digitais que surgiram depois de várias outras mudanças na vida dos brasileiros, como por exemplo, a Coca-Cola gigante de mais de três litros, na minha época era um litro pra família toda, além, claro, das próprias televisões, algumas já do tamanho da parede da casa.
    Hoje, ninguém vai tirar o pioneirismo do rádio na difusão do futebol. Até porque o rádio também acompanhou as transformações tecnológicas e ocupa seu grande espaço de sempre, mas a televisão tem um público maior, cresceu na mesma proporção da população.
      É nesse sentido que a Copa do Mundo ganhou toda essa projeção espetacular ao longo de cada edição, pelo caráter imagético que o maior evento esportivo formou em larga escala. A FIFA que tem mais países congregados que a ONU vem promovendo mudanças na organização das disputas de quatro em quatro anos pautadas na dimensão do público que a televisão abrange.
    Já há, inclusive, a iminência de mais países disputando a Copa em futuras edições, talvez a próxima já, porque está todo mundo aprendendo a jogar bola, e o país anfitrião tem sempre outros interesses quando se candidata para sediar a Copa. 
    O futebol, o mercado, o poder, tudo junto e misturado numa grande rede, fazendo praticamente todo o planeta parar o que está fazendo para ver a bola rolar.

Um comentário:

  1. Futebol é mágico e a copa um grande evento mundial! Adorooooooooooooooo!!!

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