Praticamente em todo o mundo é celebrado o Natal nessa época do ano, até mesmo em lugares onde há a prevalência de outras denominações, outro calendário, enfim, onde há uma cultura bem diversa do que parece ser o Natal para determinado povo, segundo as tradições de cada um.
É preciso destacar, porém, que dentro da esfera espiritual que cerca uma crença religiosa, há toda uma questão humana, no momento em que as falas, as pregações que procuram difundir um valor, um ensinamento, acabam por impregnar nas mentes o que pode ser o mais adequado para as relações humanas.
E nesse expediente Jesus Cristo seguiu firme em seu propósito, tanto que Ele é considerado até mesmo nas práticas anteriores, milenares, que veem Jesus Cristo como uma grande referência de como deve ser o olhar para as pessoas. Inclusive, há literatura religiosa de matrizes diferentes que fazem essa consideração da importância de seu legado para o mundo.
Eu sou muito leigo para falar sobre religião. Sei apenas da importância da fé na vida das pessoas como forma de cada um seguir adiante com seus anseios, suas aspirações, seus projetos de vida. Foi assim que me livrei de alguns vícios. É assim que eu procuro me moldar, sem pretensão alguma de ser perfeito, essas coisas.
Mas sei também que de dentro para fora eu preciso estar preparado para oferecer o que eu sei que tenho de melhor, porque foi isso que Jesus Cristo empreendeu ao longo daquelas andanças com seu cajado. A cada obstáculo à sua frente, o terror, a ira, ou qualquer tentativa de impedimento de seu propósito, ele ia se fortalecendo.
Se a gente hoje luta contra tudo que afeta nossa dignidade e vai resistindo bravamente, é porque se entendeu o grande projeto de Jesus Cristo de cada um com sua cruz, seu fardo, diminuindo ou aumentando seu peso ao longo do caminho de acordo com as ações de cada um no trato com as pessoas nesse mundo velho sem fronteira.
A gente usa esse período do ano para reflexão, mas esse cuidado, esse zelo, essa concentração, esse respeito, esse amor são práticas cotidianas que não dependem de calendário nem de festa. Se na consciência humana é fundamental esse estilo de vida, então a gente incorpora de vez em nossa agenda social tudo que nos faça evoluir como pessoa humana, tanto os sonhos que cada um procura realizar quanto a capacidade de conviver com as diferenças entre as pessoas em todos os aspectos de vida em comum.
É importante não desistir, não esmorecer nunca, porque nossas ações também servem de referência no seio familiar, no ambiente de trabalho, social. Tem sempre alguma coisa em nós que é importante para muita gente. É isso que fica, o tal legado que a gente deixa, que as pessoas seguem e compartilham.
Que possamos sempre dar essa contribuição para o mundo, para as pessoas que nos rodeiam. Que a Luz do Senhor possa iluminar nossos caminhos e clarear nossas mentes. Que a nossa rabanada seja cada vez mais suculenta e o nosso amor cada vez maior.
Feliz Natal!
Feliz Natal! O amor de Jesus ilumine sempre nossas mentes e corações! Um abraço fraterno!
ResponderExcluirFeliz Natal, Miguel. Lindo texto.
ResponderExcluirFeliz natal, amigo!!!🤩
ResponderExcluirAmigo, você é um pessoal que admiro bjs
ResponderExcluirValéria 😘