domingo, 18 de dezembro de 2022

O HOMEM DE UMA CAMISA SÓ



  Quando começa uma Copa do Mundo aparecem também várias seleções, vários jogadores cotados para serem campeões, aqueles em quem as pessoas comuns, a crítica especializada e demais palpiteiros apostam suas fichas num desfecho de vitória.
    Mas, na verdade, só uma figura no meio de toda uma constelação de boleiros vindos de todos os cantos do planeta como tamanho desafio estaria predestinado a terminar com o maior triunfo.
    Ao mesmo tempo em que o mundo se rende à consagração da Argentina na Copa do Qatar, o protagonismo de Lionel Messi em toda a campanha é uma vitória à parte do maior atleta desses últimos tempos, por tudo que o astro maior da Argentina conquistou antes de chegar agora ao ápice da carreira.
    Lembrando que Lionel Messi se consagrou jogando fora de sua pátria, na Espanha, onde cresceu, fez fama, carreira e família, mas nunca se desgarrou de sua pátria de berço, a Argentina, que hoje chega ao topo do mundo. Eu mesmo cheguei a imaginar o Messi virando um cidadão espanhol, por sua ligação forte com o Barcelona, jogando por quem o recebeu desde criança, como acontece com vários atletas que se aventuram em outros países e acabaram trocando a camisa, o amor e a torcida a seu favor.
    É muito comum numa Copa do Mundo algumas seleções cheias de atletas vindo de outras praças, com nova trajetória, um novo desafio, uma nova vida, enfim, um novo caminho a percorrer no mundo da bola.
    Mas Lionel Messi é um astro diferenciado até nisso e soube com muita sabedoria, amor e talento driblar o que parecia ser uma realidade em sua vida também, como já foi para outros boleiros. E Lionel Messi é assim, o homem de duas pátrias, mas com um só camisa. Todo o tempo em que o argentino construiu sua vida fora de casa não foi suficiente para que Lionel Messi vestisse outra camisa, senão a da Argentina, sua pátria de fato, de raiz, de amor e agora de glória também.
    Agora que Lionel Messi entra na última curva de sua grandiosa trajetória, não poderia faltar em sua bagagem esse troféu maravilhoso de campeão do mundo pela seleção argentina. Seria uma injustiça muito grande não ficar marcado na história de Lionel Messi essa consagração maior.
   Se a Argentina hoje está em júbilo pela vitoriosa campanha no Qatar, Lionel Messi entra definitivamente na galeria dos grandes astros do futebol, porque o mundo todo agora o consagra, o cidadão de duas pátrias, mas com um só sentimento, de amor pela Argentina, campeã mundial.

2 comentários:

  1. Viva Lionel messi. Perdeu o primeiro jogo, correu risco de voltar pra casa derrotado na fase de grupos, mas mostrou garra e venceu a Copa do Mundo! Mercê aplausos

    ResponderExcluir
  2. Não torci pela Argentina,torci por ele, pessoa super discreta e humilde, parabéns ao craque 👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼😭👋🏼🤩

    ResponderExcluir