Não poderia ser diferente o resultado de mais uma mudança de rumo na vida de todos os brasileiros. Não poderia ser de outro jeito uma consagração dessa magnitude que envolve todos os segmentos da sociedade brasileira, embora haja sempre opiniões divergentes, divisão das pessoas, polarização, o que é normal numa sociedade que goza de toda a liberdade para decidir os rumos da vida brasileira.
O que não é normal é haver ruptura de todo esse processo, como chegaram a sugerir, ventilar, esbravejar, tentar impor a todo custo como alternativa ao cenário de democracia que o Brasil desfruta, só porque esse estado de coisa, essa tal democracia, ainda não é vista com bons olhos por uma parte da população que ainda reivindica o caos e o retrocesso.
Mas o melhor de tudo é que não houve nada que pudesse desconstruir a democracia brasileira, porque faz parte da cultura política e da alma de cada brasileiro a oportunidade de fazer suas escolhas.
E isso fica evidente cada vez que começa um novo ciclo da história política do Brasil, e é motivo de muita comemoração, como se viu agora na posse de Luiz Inácio Lula da Silva para mais um mandato, naquele cenário de festa que é a própria essência do povo brasileiro.
Ainda mais que vários segmentos da sociedade brasileira, sistematicamente relegados ao ostracismo, se viram agora representados ali na cerimônia, fazendo desse momento o ponto alto de todo o evento. O mais importante se a gente considerar que o retrato do povo brasileiro em toda a sua diversidade cultural, étnica, geográfica, social e econômica deve se fazer valer sempre no cenário político.
Qualquer governo que se preza tem de considerar essa premissa básica, porque qualquer decisão que o governo tomar, uma medida, um decreto, vai ter efeito na vida brasileira, sim, com a prevalência de um grupo e em detrimento de outros, enfim.
Toda vez que um governante movimenta recursos de um setor, extingue ministérios, secretarias e demais órgãos, isso também se reflete nos direitos e oportunidades de determinados estratos, num expediente que acaba excluindo parte da sociedade em ações que devem efetivamente contemplar todos os brasileiros.
Que o presidente Lula retome essa agenda da diversidade brasileira. É saudável para o país que ninguém fique de fora das ações do governo. É importante para o Brasil que nos vejam empenhados nessa missão de convergência social, com ênfase na pluralidade do nosso povo. Por uma questão de sustentabilidade, é importante que a sociedade tenha essa garantia.
Saúde, Educação, Meio-Ambiente, Cultura, Segurança, Trabalho e qualquer outro setor igualmente estratégico para a população requer o compromisso do gestor de contemplar todo o conjunto da sociedade brasileira.
A alma brasileira agradece. Democracia sempre.
Esse é o nosso retrato falado! 💖
ResponderExcluir(Lúcio)
Miguel parabéns pelo lindo texto,com ilustração de democracia. Salve Brasil
ResponderExcluirParabéns pelo texto! Viva a democracia!
ResponderExcluirMesmo não concordando em ter um ex presidiário como governante do país.Viva a democracia!
ResponderExcluir