quinta-feira, 9 de junho de 2022

COMO NOSSOS PAIS



   Eu tenho visto nas ruas da cidade um número cada vez maior de pessoas usando máscaras, mesmo com a flexibilização em vigor, depois que a Covid-19 deu uma trégua. Mas parece que a doença apresentou novos números que fizeram muita gente recuar do uso facultativo do acessório.
     Tem gente que já usa direto, assim que sai de casa, e outros que só botam a máscara em ambientes fechados, transportes, comércio, enfim.
    Em meio à probabilidade de aumento nos casos da covid, há um horizonte positivo nessa nova movimentação: a responsabilidade das pessoas com o coletivo, a contribuição que cada cidadão dá para uma causa importante que deixou marcas, todos sabem.
    Eu lembrei de como nossos valores surtem efeito em nosso ambiente, nos caminhos que todos vão trilhar. Parei para ver aquele monte de gente de um lado para o outro usando sua máscara com muita segurança, propriedade e dignidade. Há ali no livre arbítrio de cada um a obediência a tudo que foi repassado como um grande ensinamento.
    Depois que a gente cresce é que vemos a importância de quantas vezes nossos pais nos mandavam escovar os dentes, tomar banho, enfatizando que não iriam ficar mandando o tempo todo, para sempre. Eles sempre tiveram essa preocupação de sermos íntegros. Por isso que eles falavam toda hora. Eu acho que mamãe ainda me ligaria até hoje para ver estou de máscara, mesmo eu assim, já burro velho.
     Em todas as pessoas como nós que absorveram aquelas recomendações básicas, criou-se o discernimento e a sabedoria de estender para todos os aspectos de nossas vidas a responsabilidade social que foi surgindo dentro do processo de formação como cidadão.
     Ainda há muita incerteza quanto ao desfecho dessa pandemia. Até porque é uma questão global. Mas é nítido o esforço que uma grande parcela faz para que tudo tenha o melhor resultado. A gente caminha por aí e vê sinais de precariedade em todos os cantos da cidade, mas notamos também vestígios de evolução humana com aquele sujeito cuidadoso e extremamente preocupado em não piorar esse cenário.
   Por trás de cada máscara há uma responsabilidade maior com tudo que for inerente à natureza humana. Há alguém que guarda no bolso o papel da bala, pra não jogar no chão o lixo que ele produz no dia a dia. Há alguém que respeita a fila e usa fone de ouvido no transporte. Há alguém que cede o acento do metrô ao idoso. Há alguém que dá bom dia quando chega e com licença quando sai.
     Atrás de cada máscara tem alguém que segue à risca tudo aquilo que nossos pais repetiam à exaustão.

6 comentários:

  1. Minha mãe até hoje fala: filha não esquece a máscara e o álcool!
    Como amo!

    ResponderExcluir
  2. Fizeram 2 anos em Março que a máscara faz parte da minha vida direto, só tiro para comer, dormir, banho. E pelo que estou vendo não tirarei tão cedo. Adorei o artigo pra verdade de A a Z Parabéns Miguel

    ResponderExcluir
  3. A sociedade esta mais atenta aos eventos que ameaçam o mundo pós pandemia que pelo que estamos vendo não param por aí . É a nova ordem mundial que quer ficar de vez. Sqn! 👁️

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela reflexão, Miguel!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Miguel!
    Paulo Paduano

    ResponderExcluir