domingo, 9 de abril de 2023

NAO PENSE QUE É O FIM



   Eu não falo da morte com a sabedoria dessa gente de espiritualidade diferenciada. Com a profundidade de quem já está há muito tempo peregrinando por ai e investigando essas coisas que eu até desconfio estar bem além do espaço entre o céu e a terra.
   Eu acho até que a morte vai ter um outro sentido quando a gente partir efetivamente desse plano. E como não estaremos mais por aqui, dificilmente vai haver algum esclarecimento sobre como será essa passagem.
   A própria ressurreição dá à morte um caráter especulativo sobre um fim definitivo da trajetória dos mortais, pelo menos aqui nesse plano, mas isso está numa outra seara de discussão.
   Então, consideremos a morte como o estágio mais profundo, mais triste e medonho da existência humana. Se a principal definição da ressurreição é a renovação, então há a possibilidade de retornar do inferno em que parece viver aqueles que se sentem desafortunados, entorpecidos, fulminados, fragmentados, enfim, destruídos em seus projetos de vida.
  Seja numa bagagem que alguém escolhe carregar, uma doença que acomete qualquer um, uma decepção que brota no peito, um infortúnio qualquer que desmonta a estrutura, há sempre uma morte rondando alguém, porque a gente é frágil e falho.
   A gente não só come mal como  também fala mal das pessoas, sente inveja dos amigos e comete excesso de toda natureza. A gente sente culpa por ter feito uma escolha errada ou por não ter acolhido quem nos pede ajuda. A gente se endivida sem necessidade e ainda bota culpa nos outros. É uma lista interminável que marca uma morte no currículo de cada um nessa terra.
   E já que a ressurreição é a oportunidade do recomeço, que possamos prevalecer nossas virtudes sobre os defeitos. Já que tomamos a graça da renovação, que tratemos de torná-la útil para nós, para aqueles que nos cercam, para o meio em que vivemos. Já que tivemos a sorte dessa providência, que façamos por merecê-la, enfim.
   Não falta a ninguém a capacidade de renovação. A ressurreição que hoje o mundo festeja traz essa lembrança na mensagem sobre o recomeço, sobre um novo fôlego, sobre um novo estímulo em nossas vidas.
   Talvez falte apenas a vontade dentro do livre arbítrio que todo mundo carrega em sua bagagem.
  A motivação maior da ressurreição é para que não pensem que é o fim.

5 comentários:

  1. Que renasçamos cada dia melhor em todos os sentidos 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Margareth Manoel dos Santos11 de abril de 2023 às 19:59

    ❤❤❤👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. A morte é uma luizinha lá no final do túnel para os iluminados desse mundo maravilhoso onde o próprio Cristo passou um dia distribuindo luz. Seja luz para quando chegar lá,estar na luz.

    ResponderExcluir